BEM-VINDO AO PORTAL DA PREFEITURA DE ESPIGÃO DO OESTE

Conheça Espigão do Oeste! Governo Municipal, trabalhando para todos.
  • Município   »   SÍMBOLOS MUNICIPAIS
  • « voltar
SÍMBOLOS MUNICIPAIS
 
SÍMBOLOS MUNICIPAIS
 
O Projeto Lei n° 15 de 25/09/86 instituiu como Símbolos Municipais: a Bandeira, o Brasão de Armas e o Hino do Município.
 
A Bandeira
A Bandeira Municipal, de autoria da Professora Noádia Maria Franco Marques, tem um tamanho oficial de 92 x 125 cm, dividida ao meio. A parte superior é azul turquesa, representando o nosso céu, lagos e rios. A parte inferior é dividida em três, sendo que os cantos inferiores até o meio da parte azul está em triânguloverde, o qual representa a Floresta Amazônica. As duas partes restantes dos lados são amarelo-ouro e representam a nossa riqueza mineral. Sobre as partes amarela, azul e verde, aparece, bem no cento, um losango branco com 65 cm de lado, representando a paz que buscamos para prosperar. Dento do losango branco, bem ao centro está o mapa de Espigão do Oeste na cor azul turquesa. Dentro do mapa, do meio para cima, estão dois montes marrons, que representam o aspecto geográfico do lugar e as dificuldades que o povo enfrentou no início, mas mesmo assim, com esforço e trabalho, surgiu o município que é representado pelo sol nascente, em amarelo-ouro, saindo por entre os montes, que contribuirá para a grandeza e o progresso de Rondônia. Abaixo dos montes, aparece o nome do Estado em letra de forma, branca e grande. Sobressaindo do sol-nascente do Estado em letra de forma, branca e grande. Sobressaindo do sol-nascente há 14 raios amarelo-ouro, de 5 cm, onde nas pontas de cada está uma das letras do nome do município, todas de fôrma e na cor branca.
Saindo por debaixo do mapa, tendo seus talos cruzados, seguindo em curva para cima até a altura do mapa, do lado direito, há um galho de café e do esquerdo um ramo de arroz, representando a riqueza agrícola do município.
A Bandeira Municipal deverá ser hasteada de sol a sol, contudo será permitido seu uso à noite, desde que o lugar se ache convenientemente iluminado. E quando hasteada ou colocada à mostra, deverá ser respeitada como Pavilhão Representativo do Município.
Será obrigatório seu hasteamento nos dias de festa ou de luto nacional estadual ou municipal, em todas as repartições públicas municipais, nos estabelecimentos particulares de ensino reconhecidos e inspecionados, nas entidades sindicais, bem como em quaisquer outras instituições particulares de assistência, letras, artes, ciências e desportos.
 
Será proibido seu uso:
 
Sempre que o exemplar não estiver em bom estado de conservação, como ornamento ou roupagem nas casas de diversões, ou em qualquer outro que não se revista de caráter especial, como pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, cobertura de placas, retratos, painéis, ou monumentos a serem inaugurados por pessoa natural ou entidade coletiva, para prestação de honras de caráter particular.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Brasão de Armas
 
O Brasão de Armas, também de autoria da Professora Noádia Maria Franco Marques, é constituído no modelo original de um escudo, medindo 10 cm de largura por 12 cm de altura, dividido em 03 partes, aproximada à forma de triângulos.
A parte superior é branca, à esquerda é amarela e à direita é verde. Na parte superior há o desenho de um boi, que representa a pecuária; o carrinho mineiro, à esquerda, representa o extrativismo mineral e as toras de madeira, à direita, representam o extrativismo vegetal do município.
O ramo de café e o cacho de arroz, ambos representam a atividade agrícola.
Na faixa azul-mar está escrito, em cor branca, a legenda: "Paz, Trabalho e Progresso".
O Brasão de Armas deverá ser usado como timbre pelo município em todos os seus papéis, em cores preta e branca ou marca d'água, bem como poderá ser aplicado em pedra, bronze, e outros metais, como: cerâmica, louça, tecidos, etc, em profileus municipais ou carros motorizados do município.
 

        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LOGOMARCA DO MUNICÍPIO  - GESTÃO 2009 - 2012
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

                             
 
 
A Prefeitura de Espigão do Oeste desenvolveu sua marca, visando adaptá-la às novas mídias e, principalmente, renová-la para melhor representar o conceito do novo Governo.
A marca é o ponto de partida para o que chamamos de Sistema de Identidade Visual. Este sistema é formado pelo elemento principal da identidade visual (a marca) e os seus elementos complementares (cores, tipografia e outros grafismos), que assim representam visualmente a Prefeitura.
Para construir tal sistema de forma eficaz, são necessárias normas especificações a serem seguidas por todas as secretarias e por terceiros.
Elementos gráficos que formam a logomarca do município de Espigão do Oeste.
O Sol como símbolo da renovação e do amanhecer para um novo tempo.
A árvore com suas folhas e frutos representando o povo de Espigão do Oeste, numa referência à união e ao crescimento e desenvolvimento da comunidade.
Os traços estilizados indicam uma administração moderna cujo compromisso de trabalhar pelo povo é reafirmado pelo slogan.