Segunda-Feira, 03 de Outubro de 2011
Sessão Solene em homenagem a Comunidade Pomerana

Autoridades se uniram para homenagear os Pomeranos de Espigão.

A câmara municipal de vereadores realizou na última sexta feira uma Sessão Solene para homenagear toda a comunidade pomerana que desde a década de 1970 veio para Espigão do Oeste e colaborou para a colonização do município.

As duas camara aprovaram a lei criando as Cidades Irmãs.

A sessão comandada pelo presidente da mesa, vereador Decio Lagares, contou com as presenças do prefeito Célio Renato, Vice – prefeito João Bueno, representantes do Senador e Raupp e da deputada Marinha, representante do deputado federal, Padre Tom, Tenente Rodrigues, comandante da Policia Militar e as presenças de prefeito de Vila Pavão, Ivan Lauers, o presidente da câmara de Vila Pavão, Arnaldo Griniwald e os vereadores Denilton Krugger, Marcelino Gabrecht, Ademar Tesch e Elpidio Moreno que vieram a Espigão do Oeste para participarem da I Pomerfest.

Politicos e pioneiros pomeranos receberam o carinho da população.

A Sessão Solene teve como objetivo homenagear toda a comunidade Pomeranos de Espigão do Oeste assim como os políticos que fizeram parte do Executivo e do Legislativo de Espigão. Também foi homenageado um total de 11 Pomeranos pioneiros que aqui chegaram a partir de 1971. A presença dos pioneiros Pomeranos na sessão foi marcada por muita emoção. Cada homenageado teve a sua biografia lida pelo mestre de cerimônia antes de receber a sua placa de homenagem.

Os homenageados receberam uma placa comemorativa.

Com o plenário lotado por parentes e amigos, os homenageados receberam os cumprimentos das autoridades presentes. A iniciativa da câmara de vereadores de Espigão do Oeste em prestar essa justa homenagem para os pioneiros que deixaram as terras do Estado do Espírito Santo e para cá vieram com suas famílias para começar uma nova vida em Rondônia. Centenas de pessoas vieram acompanhar a realização da sessão que foi transmitida em um telão para que todos pudessem acompanhar esse momento da história de Espigão do Oeste.

Os dois prefeitos selaram o pacto pela cultura dos municipios.

Dentro dessa valorização da cultura pomerana que é muito forte em Espigão do Oeste que é considerado o município mais pomerano da Região Norte, serão firmados convênios de parceria para um trabalho de aproximação dos dois municípios na cultura, na produção de café e também no setor da saúde.