Terça-Feira, 07 de Março de 2017
Secretaria de saúde disponibiliza profissionais da saúde ao asilo são Vicente de Paulo

Na manhã dessa segunda-feira 06/03/2017 foi motivo de festa e alegria para os moradores do Asilo São Vicente de Paulo do município de Espigão Do Oeste. O Prefeito Nilton Caetano e o Vice Waltinho quando em período eleitoral fizeram uma visita ao asilo e na ocasião destacou-se a importância de quem trabalhou uma vida inteira para sustento e crescimento da economia do município, afirmou que trataria a casa com um olhar diferente, voltaria um pouco mais a atenção para as pessoas que dependem do Asilo.

17097675_134198267104243_3190425637411099091_o

Nessa manhã  se apresentaram ao Asilo uma profissional de fisioterapia, Dra. Joana Dalva Ferreira, para atender os moradores da melhor idade que ali vivem. O trabalho de fisioterapia para pessoas da Terceira Idade tem uma importância maior, não só de tratamento, mas como de prevenção.

Um exemplo de prevenção seria evitar as posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias do idoso, ocasionando encurtamentos musculares e dores; neste caso, a aplicação do tratamento fisioterapêutico através de alongamentos globais, fortalecimento da musculatura enfraquecida e com trabalho de marcha, melhoraria a postura e preservaria as articulações.

Para esses pacientes, a fisioterapia tem importante papel no tratamento analgésico e antiinflamatório, favorecendo assim, o menor uso de medicamentos e diminuindo as crises agudas dessas patologias como a cervicalgia (dor na região cervical) e a lombalgia (dor na região lombar) que afeta 45% dos pacientes acima de 65 anos.

A fisioterapia na Terceira Idade apresenta diversos benefícios como o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções. Também garante, para os idosos, a independência e o conforto na realização das suas atividades diárias.

17159173_134198283770908_3548040317194779098_o

Foi apresentada também junto ao Asilo a Técnica de Enfermagem Ornélia Werneck, na qual fará acompanhamento dos idosos focada na saúde e no bem estar. Um profissional de técnico de enfermagem tem responsabilidade de detectar todas as alterações comportamentais do idoso, desde as sensações de desconforto, dor, depressão, crise de choro, frio, calor, fome, etc.

Oferecendo assim assistência adequada quanto a aplicação de medicações necessárias e acompanhamentos em deslocamentos para cuidados médicos e segurança. As profissionais foram recebidas pela Presidente do Asilo Maria Elza de Lima e a Vice Presidente Sônia Lara que destacaram a importância desse convenio firmado pelo Prefeito através da Secretária Municipal de Saúde Jucilane Bordinhão além da disponibilidade de recursos no valor de R$40 mil anuais através da SEMAS.

Além da satisfação da diretoria do Asilo era perceptível a satisfação dos idosos por estarem recebendo tão importantes profissionais para lhes proporcionar melhor qualidade de vida. Sendo então mais pessoas em seu convívio para dar um pouco mais de atenção para quem tanto lutou durante a vida e agora precisam de um pouco mais de atenção e carinho.