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Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
REGULADOR MUNICIPAL RECEBE TREINAMENTO PARA MELHOR AGILIDADE NOS AGENDAMENTOS DA SECRETARIA DE SAÚDE
Secretária de Saúde solicitou treinamento específico para regulador Municipal, pessoa essa responsável pelos agendamentos de consultas e exames não disponíveis em nosso município através do SISREG.
SISREG - Sistema Nacional de Regulação é um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Atualmente em nosso município o responsável por esse sistema e toda parte de trabalhos de agendamento fica sob responsabilidade do servidorJefferson Honório Rodrigues Vieira que vem desempenhando um belo trabalho a frente desse setor onde é necessário ter um bom carisma. Segundo Jefferson nossa população já é carente de Saúde, o mínimo que devemos fazer é tratá-los bem e deixar cada um bem informado.
Para melhor atender nosso povo e agilizar ainda mais esse atendimento a Secretária de Saúde, Jucilane Bordinhão solicitou a regulação regional um treinamento para Jefferson, esse pedido foi atendido, o então servidor foi a Cacoal nesta manhã de sexta-feira, 24/02/2017 onde foi submetido a um treinamento por Cáris Regina, Gerente do Sistema de Regulação Estadual de Consultas e Exames – SESAU, onde os municípios de Cacoal, Ministro Andreaza, São Felipe, representantes da CASAI - Casa do Índio, Rolim de Moura e Pimenta Bueno, puderam explanar as mais diversas dúvidas sobre agendamentos, fila de espera nas mais diversas especialidades, leis orgânicas da saúde Municipal, buscar parcerias em melhor atendimento na rede básica de saúde municipal, devolução de encaminhamentos médicos com poucos dados clínicos para complementação de dados, pois serão devolvidos pela Central Estadual, havendo assim atrasos na liberação de consultas.

Mutirão de exames estão em planos pra muito em breve serem liberados pelo Governo do Estado para que possa diminuir as longas filas de espera.
Muitas especialidades médicas demoram ter liberação, pois são poucos médicos que possuem convênio com o estado, gerando assim filas gigantescas de espera, a exemplo disso é o médico neurocirurgião pediátrico, no mês de fevereiro havia um número de 685 crianças na fila de espera, onde somente 01 médico estava fazendo o atendimento.
Atendimentos ortopédicos também é outro exemplo de gargalo da saúde regional e estadual, grandes projetos na área oftalmológica estão por sair, sendo essa especialidade de grande necessidade no nosso estado, sendo esses dois últimos grande preocupação do governo do estado para ser solucionado.

Uma das maiores observações dos diretores de regulação, são as dificuldades de poder observar os dados clínicos que devem ser obrigatoriamente explanado no momento das solicitações via SISREG, uma vez que não são devidamente preenchidas as guias de encaminhamento, trabalho este que deve ser acompanhado de perto e com muita atenção na saúde básica, o que ocasiona em devoluções pela Central estadual para verificação.

Outro dado importante que deve ser sempre lembrado, é a dificuldade em entrar em contato com pacientes que não mantém seus dados pessoais devidamente cadastrados em seu cartão do SUS resultando em perdas de agendamentos, muitas vezes onde o próprio paciente acaba voltando novamente na fila de espera, por questões óbvias de estarem cientes de que precisam estar devidamente cadastrados para que possam ser comunicados. A Central estadual faz sua parte, mas o dever de estar devidamente cadastrado também é responsabilidade do usuário do serviço público de saúde.
 
Trabalhos importantes vêm sendo desenvolvidos pela saúde básica do município para dar o suporte necessário aos médicos, onde que os mesmos possam estar preenchendo as guias de encaminhamento devidamente para que o trabalho da regulação seja simplificado e assim, melhor atender a população.

Por muitas vezes, geram filas de espera no atendimento na regulação de agendamentos na Secretaria de Saúde de Espigão, mas é porquê uma melhor atenção, atendimento, explanação de dúvidas estão sendo feitas pelo servidor, trazendo assim mais atenção e cuidados nas informações prestadas para a regulação estadual, e já demonstrados, que pedidos feitos com maior clareza das informações prestadas desde a atenção básica para a Central Estadual, faça com que os agendamentos são mais rapidamente liberados.

Pedimos à compreensão dos munícipes quanto a esta observação, pois o compromisso de melhor atender a população, necessita de novas formas de trabalhos, onde uma média de 50 pessoas são atendidas por dia na regulação do município, o compromisso de melhor atender a população é prioridade plena pelo governo do estado e governo Municipal.

Na data deste sábado, 15 pacientes do município, foram encaminhadas à Vilhena, onde encaixes de agendamento "perdidos" foram reeagendados pela regulação Municipal, e outros pedidos de mamografia também foram encaminhados, atendendo de única vez, 15 mulheres, que puderam usufruir do transporte desta Secretaria para realizarem os exames. O ônibus teve saída as 4:00 horas da manhã, onde desde as 3:30 horas o servidor Jefferson já estava à postos recebendo as pacientes e verificando as documentações necessárias.

Outros exames como ressonâncias e tomografias também serão encaminhados desta forma, onde é questão de dias até que sejam feitos os encaixes pela clínica de Vilhena para que os pacientes estejam sendo comunicados para a programação da viagem, questão esta que foi solicitada na reunião de ontem, para que o governo do estado possa liberar datas específicas para os 06 municípios da macro região de Cacoal, uma vez que a clínica em Vilhena é a única que tem convênio com o estado para atender a demanda de exames de ressonância, tomografia e agora mamografia.

Cerca de 23 exames de mamografia já estão liberados para o mês de abril, onde muitos outros podem ser disponibilizados a qualquer momento, onde a questão agora é melhor adequar a agenda da clínica em Vilhena para atender as mulheres desta cidade.
Uma atenção especial à esses pedidos está sendo feita pelo regulador de Espigão, para que todas que buscam agendamentos nesta especialidade médica possam estarem sendo atendidas.

O atendimento na regulação de Espigão do Oeste é de segunda à sexta das 07:00 as 13:00 horas, mas pelo grande movimento de pessoas, o servidor usa o período da tarde para trabalho interno, onde então são feitos os telefonemas para os pacientes e organização das viagens à Porto Velho e readequação de horários para viagens à Vilhena, por muitas vezes, pacientes são avisados em horários noturnos, por isso pedimos à você usuário do serviço de saúde, que esteja sempre atento ao seu telefone, pois a qualquer momento poderá estar recebendo ligações para informes de agendamentos.
 
Fonte: Assessoria