Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2017
Prefeito Nilton Caetano montará o conselho municipal de "Defesa Civil" de Espigão do Oeste

O Prefeito Nilton Caetano e seu Vice Waltinho Lara iniciaram seu mandato, com ações em prol da população Espigãoense. Preocupado com os acontecimentos em nosso município o prefeito pediu que fosse colocado em prática e com urgência a criação da  Defesa Civil em Espigão do Oeste. Nesta quarta-feira 15/02, depois do pedido de ajuda do prefeito Nilton Caetano ao governo estadual o Chefe de Gabinete, Gilton Muniz Simões junto com o secretário de obras Adriano e a  coordenadora de planejamento Valdineia, receberam no gabinete do prefeito em  Espigão Do Oeste o CB PM-BOMBEIRO Willlian, representante da Defesa Civil do  Estado de  Rondônia.

De acordo com o CB William, o município precisa com urgência montar o Conselho Municipal de "DEFESA CIVIL" para além de se precaver de catástrofes como vendavais, enchentes e várias  outras ocorrências de fenômenos naturais, que frequentemente provocam uma grande destruição, perda material bem como de vidas humanas e alterações na superfície terrestre receba  recursos para reparar os  danos  causados  por tais fenômenos.
As alterações climáticas na região amazônica já fazem parte do cotidiano dos moradores  desta  região,  diante de tudo isso, o município precisa se preparar para ter acesso as verbas tanto do governo estadual, como federal para  consertar  os  estragos que  por  acaso venham  acontecer.

Já nesta quinta-feira 16/02 a Deputada Federal  Marinha Raupp  esteve  novamente  visitando o município.  Preocupada com a situação que enfrenta a zona  rural em  Espigão  do Oeste a  deputada colocou-se  a  disposição  para ajudar  a  formalizar  os  tramites legais na  criação da “DEFESA  CIVIL”  montando  toda  base necessária .  A principal atribuição do órgão municipal de proteção e defesa civil é conhecer e identificar os riscos de desastres no município.
A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos para prevenir os riscos e reduzir acidentes, responder e recuperar os efeitos dos desastres. Como é no município que os mesmos acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar, é importante  que  a  comunidade  e  o  Governo  Municipal  estejam conscientes da necessidade de um órgão governamental e de associações comunitárias que visem à segurança da coletividade.
Além disso, em uma situação de desastre onde seja necessário o reconhecimento de Situação de Emergência ou de Calamidade Pública, o município só receberá auxílio se tiver uma Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil devidamente implantada como unidade gestora de orçamento já cadastrada no Sistema da Defesa Civil Estadual e Federal.
 Fonte: Assessoria/DECOM