Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2017
Espigão do Oeste - Vereadores são convidados para participarem de reunião pela Secretária de Saúde

A Secretaria de Saúde Zilda Jucilane Bordinhão convocou para tarde dessa quarta-feira 22/02/2017 uma reunião com os vereadores e prefeito para esclarecer para com os mesmos o andamento da saúde do nosso município. A Secretaria destacou que hoje tivemos um avanço no setor onde conseguiu melhorias para prestar um atendimento mais humanizado, o que vem sendo  precário ultimamente no modo geral, destacou a importância de o paciente ter um acolhimento adequado ao chegar a unidade e deixá-lo mais tranquilo e sendo bem orientado.

Foi colocado ao conhecimento dos vereadores presentes que o atendimento hospitalar passa por uma classificação de risco, sendo esse atendimento classificado conforme a gravidade do estado em que o mesmo chega até a unidade hospitalar. O Presidente do Legislativo municipal então indagou a em relação a pacientes que tem a necessidade de remoção para outros municípios que as vezes ficam aguardando no leito sem que seja imediatamente transferido, Jucilane então explicou que esse processo também é por regulação e só é feito o deslocamento quando há uma equipe médica pronta a espera desse paciente para onde o mesmo será transferido evitando assim que ocorra o risco dele sair do leito aqui e permanecer a espera de um atendimento numa maca em corredores como ocorria no passado.
Foi também lembrado que o hospital passará por uma pequena reforma para adaptação de um melhor atendimento onde será instalada uma sala de urgência, essa com o apoio da vereadora Lirvani Storch. O vereador Genésio Mateus citou a importância quanto ao atendimento humanizado e de forma acolhedora dos médicos do programa Mais Médicos do Governo Federal e fez um, breve elogio ao profissionalismo e a atenção dada por eles. Saiara Toledo reforçou o elogio do colega Mateus citando exemplo de experiência vivida em sua família onde teve atendimento por um profissional Cubano que dedicou de seu bom trabalho com atenção necessária.
A reunião teve o intuito de esclarecer aos representantes do povo como está o andamento para os vereadores possam colaborar com a população levando até eles as orientações necessárias em relação a atendimentos que antes era possível aquela “mãozinha” do legislador para que houvesse a agilidade no seu processo de agendamento e que hoje não há mais a possibilidade de uns passarem a frente de outros sendo esse atendimento em conformidade da regulação feita por médicos conforme a necessidade de cada caso.

Jucilane agradeceu a presença de todos que tiveram a preocupação em atender seu convite e receber esclarecimentos e pediu a colaboração dos vereadores para que possa melhorar a saúde para nossos munícipes.
A reunião contou com a presença do Prefeito Nilton Caetano, o Presidente do Legislativo Joadir Schultz (Zonga), os vereadores Aluízio Lara, Saiara Toledo, Lirvani Storch e Genésio Mateus da Diretora da Unidade Mista de Saúde Ivani Kischner, a Secretaria Adjunta Loici Giacomolli e a Secretaria Zilda Jucilane.