Domingo, 12 de Fevereiro de 2017
Em Espigão do Oeste acontecerá o primeiro Jogos Indígenas através da SEMELC com parceria FUNAI e SESAI

Começando os trabalhos esportivos da Administração  Participativa de Nilton Caetano  e  Waltinho Lara no Município de Espigão do Oeste, o Secretário da  Pasta Brender Nogueira  está  pondo  em pauta seu primeiro projeto, com a  ajuda da vereadora Lirvane e com  o aval e total apoio  do prefeito  em  parceria  com as aldeias, FUNAI, SESAI, SEDUC SEMED,SEMELC SMOSP e CÂMARA DE VEREADORES.
No mês  de  abril deste  corrente  ano acontecerá no município o primeiro Jogos  Indígenas, com o objetivo  de promover um dia vibrante e cheio de alegria  e  descontração cultural para os índios de nossa  região. Várias  etnias  receberão a primeira edição dos Jogos Indígenas em Espigão  do Oeste, o evento será aberto ao público e vai reunir várias  aldeias  no entorno  de  nosso Município.
Em reunião com a lideranças das aldeias, nesta sexta-feira 10/02 nas dependências do anfiteatro em  Espigão  do Oeste  e com a  presença de  representantes  de entidades do  governo FUNAI, SESAI, prefeito Nilton Caetano , Vice  Prefeito Waltinho Lara, vereadores e secretários  onde  ficou decidido que a solenidade dos Jogos Indígenas que será realizada nos dias 20 á 22 de abril em comemoração ao dia  do índio. O prefeito  Nilton Caetano comprometeu-se em participar do  evento ajudando no que  for possível para  que  o mesmo aconteça, não  só este  ano mais  que  vire um evento anual no calendário esportivo do município .
A primeira edição dos Jogos Indígenas em Espigão do Oeste acontecerá nas dependências do Estádio Municipal Luizinho Turatti, durante três dias começando na  quinta-feira  dia 20/04 tendo seu  encerramento no  dia 22/04, os índios protagonizarão um momento de reconhecimento e valorização às riquezas dos povos indígenas. Entre as modalidades praticadas, as aldeias irão apresentar seus rituais característicos e celebrar as grandes simbologias das comunidades com as competições típicas  de  cada etnia.
Segundo o prefeito Nilton Caetano este evento será  um marco na  história de  Espigão do Oeste, a primeira edição dos Jogos Indígenas vai unir a integração entre as culturas do branco e  do  índio e tem o objetivo de propagar a diversidade cultural e manter vivas as tradições dos povos Cinta-Larga, Suruí, Zoro, Apurinã e toda  família indígena de nossa  região.
Os caciques agradeceram o empenho da equipe organizadora, colocando-se a disposição para o que for  necessário para que o evento  aconteça, o Cacique  João Bravo  disse ”Os povos indígenas também merecem  respeito e já neste inicio de mandato podemos observar o desejo  do prefeito  em estar em sintonia com o nosso povo,  isso é muito importante, nós indígenas nos  sentimos orgulhosos por ter os caciques Nilton Caetano e Waltinho ao nosso lado na luta  em manter vivas nossas  tradições e no  que  depender  de meu povo, esta vai  ser  a maior festa dos Jogos Indígenas  da região ou  do Brasil, isso  ficará na história  com certeza”. Ressaltou a Cacique João Bravo.

Fonte:Assessoria/DECOM