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Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2009
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009
 
A Prefeitura do Município de Espigão do Oeste, RO, pessoa jurídica de direito público, inscrito no CNPJ sob nº 04695284/ 0001 – 39, estabelecido com sua sede administrativa na Rua Rio Grande de Sul nº2800, Bairro Vista Alegre, torna público que realizará a seleção através de concurso público destinado ao provimento de cargos efetivos das categorias funcionais de seu quadro de pessoal e para prestação de serviços no Município.
 
1.0 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: o concurso público será regido pela Constituição Federal e pela lei 198/90 e alterações, que dispõe sobre o estatuto do servidor público do Município de Espigão do Oeste, pela lei 709/2002 e alterações que instituem o plano de carreira, cargos e salários dos servidores públicos do Município de Espigão do Oeste, pela Instrução Normativa nº 013/2004/TCER, Lei 1410/2009/GP e por este Edital e será executado por uma Comissão nomeada pelo Decreto nº 2595/2009/GP.
 
2.0 - DOS CARGOS
2.1 - CLASSIFICAÇÃO GERAL – ÁREA URBANA

SEMED E/OU ESCOLAS MUNICIPAIS DA AREA URBANA
Código
Cargo
Escolaridade completa
Vagas
Carga horária
Vencimento
01
Professor II
Licenciatura em Supervisão Escolar
02
40hs/
semanal
R$ 1235,52
02
Professor II
Licenciatura em Língua Portuguesa com conhecimento em Libra - Língua Brasileira de Sinal (Certificado de no mínimo 80 horas em libra)
01
40hs/
semanal
R$ 1235,52

 
2.2 - CLASSIFICAÇÃO ESPECÍFICA - ÁREA RURAL

EMEF AURELIO BUARQUE DE HOLANDA –
 Localizada no Lote 23/24, Gleba 05, Setor Cachoeira - Espigão do Oeste – RO km 60 - Fone(69) 4400 7212
Código
Cargo
Escolaridade completa
Vagas
Carga horária
Vencimento
03
Agente Administrativo
Ensino Médio com conhecimento básico em informática
03
36hs/
semanal
R$ 465,00
04
Vigia
Ensino Fundamental - 4ª série
01
36hs/
semanal
R$ 465,00
05
Professor II
Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal Superior
04
40hs/
semanal
R$ 1235,52
06
Professor II
Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal Superior
02
25hs/
semanal
R$ 772,20
07
Professor II
Licenciatura em Matemática
01
40hs/
semanal
R$ 1235,52
08
Professor II
Licenciatura em Educação Física
01
25hs/
semanal
R$ 772,20

 

 EMEIEF BRAS CUBAS –
Chácara Cruzeiro do Oeste, Estrada Zé Baiano, km 18; DISTRITO: Novo Paraíso - Espigão do Oeste – RO
Código
Cargo
Escolaridade completa
Vagas
Carga horária
Vencimento
09
Agente Administrativo
Ensino Médio com conhecimento básico em informática
03
36hs/
semanal
R$ 465,00
10
Auxiliar de Copa Cozinha
Ensino Fundamental - 4ª série
01
36hs/
semanal
R$ 465,00
11
Vigia
Ensino Fundamental - 4ª série
01
36hs/
semanal
R$ 465,00
12
Professor II
Licenciatura em Supervisão Escolar
01
40hs/
semanal
R$ 1235,52

 

EMEF MARIA ROSA DE OLIVEIRA
Linha 80, Gleba 24, km 52, Setor 14 de Abril - Espigão do Oeste – RO
Código
Cargo
Escolaridade completa
Vagas
Carga horária
Vencimento
13
Agente Administrativo
Ensino Médio com conhecimento básico em informática
03
36hs/
semanal
R$ 465,00
14
Professor II
Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal Superior
01
40hs/
semanal
R$ 1235,52
15
Professor II
Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal Superior
02
25hs/
semanal
R$ 772,20
16
Professor II
Licenciatura em Educação Física
01
25hs/
semanal
R$ 772,20

 

EEEF TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Av.: Nossa Senhora da Conceição. - km 85 - Boa Vista - Pacarana Espigão do Oeste – RO -Fone:  (69) 34851144  (69) 34851144
Código
Cargo
Escolaridade completa
Vagas
Carga horária
Vencimento
17
Agente Administrativo
Ensino Médio com conhecimento básico em informática
03
36hs/
semanal
R$ 465,00
18
Vigia
Ensino Fundamental - 4ª série
02
36hs/
semanal
R$ 465,00
19
Auxiliar de Copa Cozinha
Ensino Fundamental - 4ª série
02
36hs/
semanal
R$ 465,00
20
Professor II
Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal superior
02
40hs/
semanal
R$ 1235,52
21
Professor II
Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal superior
02
25hs/
semanal
R$ 772,20
22
Professor II
Licenciatura em Língua Portuguesa/ Língua Inglesa
01
40hs/
semanal
R$ 1235,52
23
Professor II
Licenciatura em Educação Física
01
40hs/
semanal
R$ 1235,52
24
Professor II
Licenciatura em Estudos Sociais/ História e/ ou Geografia
01
40hs/
semanal
R$ 1235,52
25
Professor II
Licenciatura em Ciências e/ou Biologia
01
40hs/
semanal
R$ 1235,52

 

EMEF JUSCELINO K. DE OLIVEIRA
Linha 38, Lote 142, Gleba 21, Sítio Água Boa - Espigão do Oeste – RO 
Código
Cargo
Escolaridade completa
Vagas
Carga horária
Vencimento
26
Professor II
Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal Superior
02
25hs/
semanal
R$ 772,20

 

EMEF DILSON RODRIGUES BELLO
Linha PA – 2, km 70, Gleba 25, Sítio Quatro Irmãos - Espigão do Oeste – RO 
Código
Cargo
Escolaridade completa
Vagas
Carga horária
Vencimento
27
Professor II
Licenciatura em Pedagogia e/ou Normal Superior
01
25hs/
semanal
R$ 772,20

Observação: - O vencimento poderá ser acrescido de vantagens como gratificações específicas e inerentes a cada cargo.
 -  A gratificação do Professor Nível II  depende de sua formação acadêmica e funciona da seguinte forma:
a) incentivo ao magistério: 10% sobre o vencimento; b) regência de sala: 8,3% sobre o vencimento; c) pós-graduação 12,5% sobre o vencimento; mestrado: 16,7% sobre o vencimento; doutorado: 20,1% sobre o vencimento;
3.0 – DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS: as atribuições dos cargos acima estão contidas no anexo I deste edital.
4.0  – DO REGIME JURÍDICO: os candidatos aos cargos da Prefeitura Municipal serão contratados sob o regime estatutário em conformidade à lei 198/90 e suas alterações, que dispõem sobre o estatuto do servidor público do Município de Espigão do Oeste e a Lei 709/2002 e suas alterações, que instituem o plano de carreira, cargos e salários dos servidores públicos do Município de Espigão do Oeste.
5.0 – DA JORNADA DE TRABALHO: conforme quadro acima.
6.0 – DO LOCAL DE TRABALHO: conforme estabelecido quadro acima.
7.0 - DAS INSCRIÇÕES: ocorrerão nos dias 21 de outubro a 10 de novembro de 2009, na sala nº. 01 nas dependências da Prefeitura do município de Espigão do Oeste, RO, no horário das 7h às 13h de segunda a sexta-feira.
7.1 – DO VALOR DAS INSCRIÇÕES: cargos de nível fundamental R$ 20,00 (vinte reais); nível médio R$ 30,00 (trinta reais) e superior R$ 65,00 (sessenta e cinco reais). O pagamento das inscrições será realizado da forma especificada no item 7.2. A taxa paga não será devolvida ao candidato. Os interessados poderão fazer inscrição através de procuração com firma reconhecida em cartório com finalidade específica;
7.2 – DO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO:A inscrição será realizada, mediante a apresentação do comprovante  da DAM (documento de arrecadação municipal) devidamente recolhido em Bancos conveniados. Depois do prazo de inscrições, não serão aceitos recibos comprovantes para preenchimento das fichas de inscrição.
8.0 – DA INSCRIÇÃO GRATUITA: Os candidatos que se encontram desempregados na data da inscrição estarão isentos da taxa de inscrição. A comprovação será feita por meio de preenchimento da declaração constante do anexo III deste edital, com assinatura reconhecida em cartório ou documento que tenha fé pública ou ainda cópia autenticada da carteira de trabalho e previdência social. Para este fim, somente serão aceitas carteiras de trabalho expedidas com data anterior a 31 de maio de 2009.
8.1 – Os interessados em requerer a inscrição gratuita,  deverão se dirigir à Prefeitura Municipal de Espigão do Oeste, em horário de segunda a sexta feira, das 7hs  às 13hs e comprovar sua condição de desempregado e protocolar sua inscrição.
9.0 – DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO: ser brasileiro nato ou naturalizado e ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no ato da posse;
10.0 – DOS DOCUMENTOS PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO: Cédula de Identidade, preencher e assinar a ficha de inscrição. Ao assinar o requerimento de inscrição, o candidato declara que conhece e aceita todos os termos deste edital e que as informações por ele prestadas são corretas e verídicas.
11.0 – DAS PROVAS: as provas serão realizadas em uma etapa, do tipo objetiva, de natureza eliminatória sendo que cada uma terá 50 questões e cada questão terá 5 (cinco) alternativas, sendo apenas uma correta. Todas as questões terão pesos iguais. Cada acerto equivale a dois pontos, podendo os candidatos obter classificação de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
11.1 – NÍVEL SUPERIOR: 50 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, 10 de atualidades e 25 específicas da área de formação;
11.2 – NÍVEL MÉDIO: 50 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 10 de atualidades e 10 específicas da área  de informática
11.3 – NÍVEL ELEMENTAR: 50 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de matemática e 10 de atualidades;
12.0 – DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO: os candidatos que obtiverem 50 (cinquenta) pontos ou mais serão considerados aprovados;
13.0 – DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS: os conteúdos das provas estão no anexo II deste edital.
14.0 – DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS: as provas serão realizadas no dia 22 de novembro de 2009, das  8hs às 12hs na EMEIEF Teobaldo Ferreira, situada na Rua Piauí nº 4026 - Bairro Jorge Teixeira. Caso a Escola não comporte o número de inscritos, a Comissão Organizadora divulgará outro local.
14.1 – DO EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES - (contendo a relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas), será divulgado até o dia 13 de novembro de 2009, no mural da Prefeitura Municipal de Espigão do Oeste, na Câmara, pelo Site da prefeitura: www.prefeituraespigaodooeste.ro.gov.breno jornal local . Todos os candidatos inscritos deverão procurar essas informações, pois NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER AVISO INDIVIDUAL AOS CANDIDATOS.
15.0 – DOS GABARITOS: o candidato deverá preencher o gabarito com a resposta das questões das provas com caneta esferográfica azul ou preta, que será o único documento para a correção. Não haverá substituição de gabaritos. Será considerada nula a questão que tiver rasuras, emendas, dupla marcação. Os gabaritos com as respostas corretas serão divulgados no dia 23 de novembro de 2009, no Mural da Prefeitura Municipal de Espigão do Oeste e no site : www.prefeituraespigaodooeste.ro.gov.br
16.0 – DA REALIZAÇÃO DA PROVA: para a realização da prova, o candidato deverá apresentar-se no horário e local indicado no edital de homologação de inscrições e portar caneta esferográfica, lápis e borracha. Não será permitido o uso de qualquer recurso extra como calculadora ou régua. Também não será permitida a entrada na sala de prova de candidatos, portando telefones celulares. O candidato deverá se apresentar no local das provas  30 (trinta) minutos de antecedência. Somente poderá realizar a prova o candidato que apresentar documento de identificação original com foto e o comprovante de inscrição.
16.1 – DA ELIMINAÇÃO: O candidato será eliminado do concurso caso utilize recurso não autorizado, na hipótese de sua ausência no dia do concurso, não comparecer no horário previsto, não apresentar a documentação exigida para a realização da prova, enfim não atender às condições constantes neste edital. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão organizadora nomeada pelo Decreto nº 2595/2009/GP
17.0 – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE: em caso de empate por pontos entre dois ou mais candidatos, a classificação será realizada, levando em conta os seguintes critérios: primeiro, o candidato mais idoso, considerando-se dia, mês e ano; segundo, o candidato que tiver a maior prole; terceiro, o candidato que for casado e quarto, por sorteio.
18.0 – DO RESULTADO PARCIAL: o resultado parcial será divulgado no dia 03 de dezembro de 2009, em jornal local, no Mural da Prefeitura de Espigão do Oeste e no site: www.prefeituraespigaodooeste.ro.gov.br;
19.0 – DOS RECURSOS: no prazo de dois dias úteis contados a partir de cada ato, poderá o candidato requerer recurso à Comissão Organizadora, por escrito e fundamentado, referente ao ato acontecido ou publicado. A decisão dos recursos será dada a conhecer coletivamente, por meio do mural e do site : www.prefeituraespigaodooeste.ro.gov.br. Caberá à Comissão Organização  nomeada pelo Decreto nº 2595 /2009/GP do presente concurso o deferimento ou não do recurso, sendo a mesma soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais. A decisão dos recursos será dada a conhecer coletivamente, por meio do site: www.prefeituraespigaodooeste.ro.gov.br e apenas quanto aos pedidos que forem requeridos. Os recursos deverão ser entregues na sede da Prefeitura, mediante protocolo da 2ª via.  Não serão aceitos recursos via Internet ou telefone. Se a verificação do recurso resultar em anulação de alguma questão, a pontuação será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido ou não.
20.0 – DAS VAGAS PARA DEFICIENTES FÍSICOS: ficam reservadas 5% das vagas por cargo para deficientes físicos que comprovem sua condição, mediante atestado médico a ser anexado à ficha de inscrição. O atestado deverá se referir à existência de deficiência física e a aptidão do interessado para o desenvolvimento do trabalho que o cargo pretendido exige. Fica, no entanto, reservado ao Município de Espigão do Oeste o direito de exigir novos exames médicos por ocasião da posse dos candidatos aprovados no Concurso Público.
21.0 – DO RESULTADO FINAL: A homologação do resultado final será divulgada no dia 11 de dezembro de 2009, e será publicado no Diário Oficial do Estado de Rondônia, em jornal de grande circulação e local, no mural da Prefeitura de Espigão do Oeste e no site : www.prefeituraespigaodooeste.ro.gov.br;
22.0 – DA VALIDADE DO CONCURSO: dois anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.
23.0  - DA INVESTIDURA: a nomeação obedecerá à ordem rigorosa de classificação. A aprovação no concurso não cria direito à investidura. Em havendo necessidade de preenchimento de vaga, o candidato classificado será convocado para a investidura no emprego, através de Edital de convocação afixado na Sede da Prefeitura de Espigão do Oeste e divulgação pelos meios de comunicação local, devendo o mesmo se apresentar em até 30 (trinta) dias contados da publicação do edital de convocação. O candidato convocado que não desejar a investidura poderá requerer adiamento da mesma, sendo reclassificado como o último colocado de sua categoria, ficando anotado na listagem a data do adiamento e sua nova ordem de classificação. O candidato que, convocado para a investidura, dela desistir expressamente ou não se apresentar dentro do prazo previsto no Edital de Convocação, terá a investidura sem efeito. O mesmo acontecerá àquele que não apresentar a documentação exigida para a investidura, no mesmo prazo.
23.1 – DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA: ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir 18 anos completos na data da posse, apresentar os documentos exigidos para o exercício do cargo.
23.2 – DOS DOCUMENTOS PARA CONTRATAÇÃO: o candidato aprovado e convocado deverá apresentar para a contratação: comprovante de residência; uma foto 3x4 recente; Certidão negativa de antecedentes civis e criminais; Declaração de que não acumula aposentadoria ou cargos no serviço público federal, estadual ou municipal, salvo nos casos previstos em lei; Declaração de bens e valores; Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, acompanhado de carteira de vacinação dos filhos de até 6 (seis) anos e comprovante de frequência escolar a partir de 7 anos; Atestado de Sanidade Física e Mental, expedido pela Junta Médica do Município; tipagem sanguínea; fotocópias da carteira de identidade, cadastro de pessoa física, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, cartão de inscrição no PIS ou PASEP, Documento militar comprovando que está em dia com as obrigações militares, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, Certificado ou Diploma de escolaridade e CND do Tribunal de Contas do Estado e outros que poderão ser exigidos pelo departamento pessoal.
23.3 - O candidato aprovado que obteve classificação inferior ao número de vagas ofertadas, poderá ser convocado através de carta convite para as vagas das quais não houve classificados ou inscritos. Sem que caracterize a obrigatoriedade do candidato de assumir a vaga. Permanecendo apto e classificado para o local onde foi aprovado.
24.0 – Maiores informações e dúvidas que surgirem serão dirimidas pela Comissão Organizadora nomeada pelo Decreto nº2595/2009/GP. Fone (69) 39128025 ou 8030 somente em horário de expediente de segunda a sexta-feira das 7hs às 13hs.
 
Espigão do Oeste, RO, 14 de outubro de 2009.
 
COMISSÃO NOMEADA PELO DECRETO Nº2595/2009/GP
 
 
 
______________________________                                    _______________________________      
         Manfred Saibel                                                                     Durvalina Luzia Franchi Borges
             Presidente                                                                                      Vice-Presidenta                                                            
 
______________________________                                    _________________________________
      Ronaldo Beserra da Silva                                                     Leonina Rodrigues Moreira de Souza
             membro                                                                                  membro
 
______________________________                 
      Maurílio Nogueira de Souza                                   
             membro                                                                               
 
 
 
 
ANEXO I
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
 
Agente Administrativo: Atividades de nível médio, cujo desempenho envolve a necessidade de solução para situações novas, constantes contatos com autoridade de média hierarquia, ou superiores, operação de máquinas calculadoras máquinas de escrever e computadores, participar da elaboração da Proposta Pedagógica e assegurar a adequada organização e funcionamento do recinto de trabalho.
 
VIGIA: prestar vigilância noturna e diurna, controlar o acesso e saída de pessoas, manter em perfeitas condições de uso o equipamento sob a sua responsabilidade, participar da elaboração da Proposta Pedagógica e atividades rotineiras, de nível médio, envolvendo a execução de trabalhos gerais.
 
Auxiliar de copa e cozinha: Atividades rotineiras, de nível médio envolvendo a execução de trabalhos gerais de serviços de limpeza e conservação das instalações das repartições públicas, participar da elaboração da Proposta Pedagógica, executar serviços de copa e cozinha e preparar e distribuir merenda
 
Professor II: Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, planejar e ministrar aulas em cursos regulares de Educação Infantil e Ensino Fundamental, transmitindo os conteúdos teóricos e práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriados, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise e crítica às suas aptidões, motivando-os ainda, para atuarem nas mais diversas áreas profissionais.
 
 Professor II - Supervisor: Participar e acompanhar execução da proposta pedagógica da escola; Zelar pela aprendizagem dos alunos; orientar o corpo docente quanto ao planejamento e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimentos; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Anexo II
 Conteúdos das provas
Língua Portuguesa para os cargos de nível elementar: compreensão e interpretação de textos; ortografia; acentuação gráfica; separação silábica; sinônimos e antônimos; plural e singular; aumentativo e diminutivo; pontuação; maiúsculas e minúsculas; adjetivo e verbo;
Língua Portuguesa para os cargos de nível médio e superior: compreensão e interpretação de textos; classe de palavras; ortografia e acentuação gráfica; classificação silábica; análise sintática da oração; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, emprego do sinal indicativo de crase; emprego dos sinais de pontuação; uso do “porquê”; emprego dos pronomes de tratamento e dos pronomes oblíquos átonos.
Matemática para os cargos de nível elementar: sistema de numeral decimal; operações com números naturais; operações básicas; MMC e MDC; frações: representação, simplificação e operações com frações; números decimais: transformações e operações; medidas de comprimento, capacidade e massa; resolução de problemas;
Matemática para os cargos de nível médio: Números reais; Produtos Notáveis; Fatoração; Potenciação e Radiciação; Equações do 2º Grau; Progressões Geométrica e Aritmética; Regras de três; Porcentagem; Matemática financeira;
Atualidades para todos os cargos: conhecimentos de assuntos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, relações internacionais, segurança pública e esportes;
Específica para o cargo de Agente Administrativo: Conceitos básicos de operação com arquivos em ambientes Windows; Conhecimentos básicos de arquivos e pastas (diretórios); Utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios; Conhecimentos básicos de editor de texto (ambiente Windows): criação de um novo documento, formatação e impressão; internet.
Específica para Supervisor Escolar: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Função social da escola e atuação do Orientador Educacional. Projeto Político Pedagógico. Gestão democrática escolar e articulação comunitária. Avaliação institucional e do processo ensino aprendizagem. Trabalho coletivo, planejamento e articulação curricular. Educação Inclusiva e currículo. Temas transversais. Concepção de desenvolvimento e Aprendizagem. Legislação Educacional: LDB, FUNDEF, Estatuto da Criança e do Adolescente.
Específica para o cargo de Professor – Estudo Sociais – História e /ou Geografia: Geografia geral e do Brasil, História geral e do Brasil.
Específica para o cargo de Professor – Matemática: Conjuntos; Números Naturais e inteiros; MDC e MMC; Números Racionais; Números Reais: representações na reta numérica, representação decimal, potenciação e radiciação, percentagens, regras de três simples e composta; Números complexos; Álgebra, Equações Algébricas, matrizes, Sistemas de Equações Lineares, Polinômios; Combinatória e Probabilidades; Geometria Plana; Funções. Limites; Derivadas; Questões relacionadas ao ensino – aprendizagem de Matemática.
Específica para o cargo de Professor - Pedagogia: Sociedade, Estado e Educação Escolar; Plano de aula-objetivo; Lei 9.394 de 20/12/96 – LDB; Educação Especial; Avaliação; ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); APM (Associação dos Pais e Mestres),  contribuições da teoria de Piaget para os professores. A perspectiva sociocultural de Vygotsky: o papel da linguagem e da fala individual; as contribuições da teoria de Vygotsky para os professores; Avaliação: concepção; instrumentos e critérios de avaliação; tipos de avaliação; a relação professor/avaliação. Planejamento de Ensino: concepção; plano de curso; As tendências pedagógicas;
Específica para o cargo de Professor – Língua Portuguesa: Conceitos básicos da ciência lingüística: o signo, o significado, o significante; sincronia e diacronia; sintagma e paradigma; sistema, norma e uso; variação lingüística; modalidades falada e escrita; a noção de erro; funções da linguagem; Compreensão e Interpretação dos diversos tipos de texto escrito; domínio da modalidade escrita e da norma culta da Língua Portuguesa; coesão e coerência; Uso, descrição e análise de estruturas da Língua Portuguesa: fonética e fonologia; morfologia; sintaxe; semântica; léxico; ortografia; pontuação; Noções de história da Língua Portuguesa; Noções de estilística; Teoria literária: conceito de literatura; teoria dos gêneros literários; estilos de época; Movimentos literários; Literatura Brasileira: a literatura colonial e o Barroco; Arcadismo, Romantismo, Realismo; Naturalismo; e Parnasianismo; Simbolismo e Pré-Modernismo; Modernismo e tendências contemporâneas; Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Específica para Professor Ciências: A água e o meio ambiente; Interdependência e interações entre seres vivos: autótrofos e heterótrofos, teias alimentares, associação entre seres vivos, controle biológico no manejo de pragas; Fenômenos metereológicos; força e movimento: movimento de um corpo, trajetória, velocidade média, movimento retilíneo uniforme, o peso de um corpo. inter-relações das funções no corpo humano / nutrição; Os fenômenos elétricos: as descobertas de Tales de Mileto, a tração e repulsão elétrica, carga elétrica - negativa e positiva; magnetismo e eletromagnetismo; fecundação e hereditariedade: hereditariedade e ambiente, fator RH e grupo sanguíneos, primeira lei de Mendel.
Específica para Professor Educação Física: motricidade humana: perspectivas sócio-educacionais das atividades corporais e motoras no contexto da educação física do ensino básico; educação física escolar no ensino fundamental: objetivos e conteúdos; aptidão física: sistema muscular e esquelético, qualidades física básicas, processo didáticos e do treinamento. Desporto escolar; fundamentação técnica e tática – individual e coletiva ofensiva e defensiva. Processos didáticos em futsal, basquetebol voleibol e handebol – metodologia do treinamento desportivo: conceituação, princípios e fundamentos mecanismos fisiológicos; organização, preparação física, técnica tática e controle atividades ginásticas: conceitos básicos das ciências biológicas aplicadas a educação física; anatomia, fisiologia e cinesiologia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO III
 
DECLARAÇÃO
 
Declaro para os devidos fins de inscrição gratuita no concurso público 001/2009 da Prefeitura Municipal de Espigão do Oeste – RO que não possuo nenhum vínculo empregatício, sob pena de crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do Código Penal Brasileiro.
 
 
 
Espigão do Oeste, RO, / _____de _____________________de 2009.